David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

                                           Mármores e granitos na decoração, sofisticada tendência

A decoração é tudo, convenhamos. Quem nunca se pegou pensando em como seria a sua casa ideal? Sofisticada, prática e fácil de limpar. Esse é o sonho de qualquer pessoa. E engana-se quem acredita que para ter um, precisa abrir mão dos outros dois. Na atualidade não há dúvida, a tendência para esta nova fase de nossa vida é a pedra. Isso mesmo, usar granitos e mármores na decoração.
Além de refrescar o ambiente, os materiais deixam a casa personalizada, moderna e fácil de limpar. Mármores e granitos são homogêneos, resistentes e dão um toque de requinte por onde passam. Há uma infinidade de variações e tipos de aplicações. E você conhecer e se apaixonar por não apenas uma, mas várias cores, texturas e modelos. Tudo para deixar a sua casa única e com a sua cara.
A dica para prolongar a beleza dos granitos e mármores é polir a cada 3 anos. Já na sua rotina, basta um pano úmido com sabão neutro. É isso mesmo que você entendeu. Dê adeus aos longos e cansativos trabalhos na hora de limpar a casa. E aproveite a despedida para dispensar vários fatores de reformas, já que a durabilidade de granitos e mármores é indeterminada. Dependendo apenas de seu bom uso e conservação.

Então está liberado o uso de mármores e granitos no piso, nas paredes ornamentais, colunas, banheiros, cozinhas, fachadas, móveis e tudo mais que a sua criatividade quiser.  As pedras sofisticam e deixam sua casa um lugar ainda mais aconchegante e decorada.
O fator marcante no uso de mármores e granitos no acabamento de ambiente é a praticidade e beleza é claro.
Mármore ou Granito, o que usar?
Em bancadas, pisos, paredes externas e internas e até em objetos de decoração, o mármore e o granito são considerados pedras nobres. Produtos minerais – extraídos diretamente da natureza em estado de rochas e posteriormente serrados para serem formadas as lâminas em várias espessuras – essas pedras são utilizadas, cada dia mais, para decorar os ambientes de uma casa.

Em residências, normalmente os granitos são usados para os ambientes de serviço e áreas externas, cabendo ao mármore ocupar as áreas mais nobres da casa. Mas isto não quer dizer que não se possa usar o granito em áreas nobres. Dependendo do material escolhido e do projeto estabelecido, cria-se ambientes interessantes e harmoniosos.
 O granito é também bastante indicado para as bancadas da cozinha e do banheiro. Nos pisos externos e bordas de piscina também se pode utilizar o granito, desde que haja um acabamento antiderrapante. Outra dica importante é que os granitos vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas.

O mármore é um material mais clássico e pode servir de objeto de decoração e destaque em um ambiente. São ideais para piso de salas, halls de entrada de residências, lavabos e banheiros. Mas há algumas restrições. Não deve, por exemplo, ser usado na cozinha, pois sua porosidade faz absorver substâncias com facilidade.
 Uma das grandes vantagens de utilizar mármore ou granito é que duram para sempre, se aplicados nos locais indicados e bem conservados, o que é bastante fácil.

Informações técnicas:          
Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.
Comercialmente são classificados como mármores, todas as rochas carbonáticas capazes de receber polimento. Possuem uma variedade de cores e texturas, estruturas que as tornam bastante valorizadas.
 O granito é uma rocha ígnea de grão grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos alcalinos. O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil.

A composição mineralógica dos granitos é definida por associações muito variadas de quartzo, feldspato, micas (biotite e/ou moscovite).