David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Tapetes sob medida


 Criativos por natureza.
Os tapetes são itens importantíssimos para completar a decoração, pois delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Em geral, ambientes sem tapete parecem inacabados. Além do efeito decorativo, eles servem para esquentar e abafar ruídos.

A escolha do tapete é um dos últimos itens, quando a base da decoração já está definida e as peças maiores já estão no local. Assim, dá pra sentir como o tapete entrará no ambiente e como ele deve ser. Não existem regras rígidas, mas deve-se prestar atenção no formato, nas dimensões, no estilo e nas cores, para que fiquem proporcionais ao espaço, e tenham harmonia com os outros elementos da decoração.

Comprar um tapete pronto, de medida única como os orientais, exige mais atenção com as dimensões dos móveis e ambientes, pra que a peça não fique pequena ou grande demais. A grande vantagem dos tapetes atuais, fabricados sob medida, é que eles podem ser planejados para o espaço onde serão usados, resultando numa decoração mais proporcional.
Em primeiro lugar, avalie se realmente é necessário colocar um tapete nessa área, já que pode exigir limpeza frequente. A medida deve ser de no mínimo 70 cm de borda a mais do que a área ocupada pela mesa, para evitar que a borda do tapete dobre com o movimento das cadeiras. 
Para ficar proporcional na sala de estar, a referência é a medida do sofá. O tapete deve avançar abaixo dele no mínimo 20cm e no máximo até a metade da profundidade. Para determinar a largura, nas laterais deve sobrar no mínimo 30 cm de cada lado, acomodando poltronas e mesinhas laterais.
Para o home a regra é igual à da sala. Se do lado oposto ao sofá ficar uma estante ou um móvel de TV, o tapete deve ficar afastado de 5cm a 15cm. 
Tapete no quarto não é obrigatório, mas se o piso for frio, ele pode ser útil para aquecer o ambiente e evitar que você pise numa superfície gelada ao se levantar. O melhor jeito é usar um tapete retangular que comece a 20 cm do criado, passe embaixo da cama e sobre nas laterais e na frente no mínimo 60 cm.
Os tapetes orientais, mais raros, têm “licença poética”; podem ser usadas fora do padrão de dimensão ideal A tendência tem sido usar peças enormes, que abriguem dois ambientes de estar ou o estar e o jantar sobre elas. Em ambientes pequenos pode-se usar um tapete grande e distribuir os móveis sobre ele para que o espaço pareça maior.

São os formatos retangulares os tradicionais e mais adequados a qualquer tipo de ambiente por permitirem uma melhor proporção com os ambientes e a disposição dos móveis. 
Redondos na sala, são bem difíceis de usar e combinam mais com um estilo bem moderno de decoração. O ideal é dispor os móveis totalmente sobre ele, mas só funciona em ambientes grandes.
O uso mais interessante do formato orgânico é em quartos de criança e bebê, já que dão um efeito mais lúdico e pode-se colocar de forma irregular, sob o berço, a poltrona de amamentação ou no centro do quarto.


Hoje em dia os tapetes podem ser feitos sob medida, o que permite a criação de vários formatos. No Ateliê D, são inúmeros os tamanhos, modelos e cores que podem ser feitos sob medida.


São muitas considerações e informações importantes a serem levadas em conta na hora da escolha do tapete. Por isso a ajuda de um profissional em decoração de ambientes faz toda a diferença.