David Justi

Seja Bem Vindo...

quinta-feira, 5 de março de 2015

A Fashion Week da Construção 2015



Acontece de 03 a 06 de março de 2015, a Expo Revestir,com mais de 235 expositores nacionais e internacionais, o evento traz ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, as últimas novidades da indústria para "vestir" a casa. Considerada "a fashion week da arquitetura e construção", a feira reforça, neste ano, algumas tendências, como os porcelanatos e cerâmicas que remetem elementos naturais (pedras e madeiras), a estética cimenticia.  E traz novidades tecnológicas de impressão digital, relevos e acabamentos nos mais diferentes formatos de revestimentos entre outros.
Nesta edição no quesito revestimentos, teve como grande personalidade a Espanha, considerado por muitos como o grande berço de criação dessa modalidade de produto.

As inovações deram um show, e o que se via a cada metro quadrado da feira era um enorme gama de produtos ultra sofisticados, com elementos nobres e assinatura de pompa nos produtos.
Enquanto percorria os corredores do evento, pensei em porque investir em materiais tão luxuosos, se o mercado do país está em crise e com baixas projeções de crescimento nos mais diversos seguimentos.

A resposta estava em cada face dos expositores, pois o mercado da construção cível não para e hoje investir em produtos de alto padrão para acabamento de imóveis é uma maneira bem inteligente de fazer seu dinheiro render, já que em média ganhasse 50% em cima do valor gasto nesses acabamentos, além de tornar o imóvel bem mais visível aos olhos dos compradores.
Outro fator muito importante na atualidade é a valorização dos profissionais que utilizam esses produtos para valorizar os imóveis. O mercado cada vez mais seleciona os profissionais que conhecem e os que apenas simulam conhecer produtos e suas diferenças.

O evento também evidenciou a divisão de profissionais dentro do projeto, ou seja, profissionais como construtores, engenheiros, arquitetos e designers respeitando seus espaços e conscientizando-se que deve-se unir todos para um bem comum. Profissionais que por arrogância se mostram todos em um, considerando-se completos, tem seus dias contados, pois quem acha que tudo sabe nada fazem bem.
A modernidade vem traduzida em forma de produtos cada vez mais ambiciosos e cheios de estilo. Máquinas bem elaboradas em corte e impressão, assim como materiais nobres mostram a valorização de cada detalhe em um projeto.

Quanto as cores, foi mostrado uma bela e linda democracia; onde tons neutros e vibrantes se misturam em harmonia e sempre respeitando a preferência de cada um.
O dourado foi um show à parte, numa versão escovada estava em vários stands e nas mais diversas peças, assim como o uso de cristais nobres e metais que remetem a alta realeza.
A presença de nomes de designer com suas formas únicas, assim como criadores inclusive de moda, foram também um grande diferencial.

Um espaço criado pela revista Casa Vogue, recebeu diversos nomes do ramo, no primeiro dia passaram pelo espaço dentre outros David Justi e Bruneti Fraccaroli designers.

Dentre os expositores nomes como Deca, Docol, Portinari, Porto Ferreira, Eucafloor entre outros. No mezanino uma sala especial para convidados foi feita pela cerâmica Villagres, que apresentara as seus convidados a linha “Santa” com seus ladrilhos especiais para um sofisticado acabamento com suas peças exclusivas criadas para atender a um seleto público.

A diversidade foi o grande diferencial deste ano da Expo Revestir, assim como a valorização de investimento em produtos de acabamento e decoração de ambientes.

O luxo da fashion week da construção, mais uma vez remeteu aos olhos de seus visitantes a beleza do mundo da construção civil.