David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Decor Japonesa


A decoração japonesa é projetada para trazer harmonia, equilíbrio e serenidade ao espaço. De linhas minimalistas, o ambiente é mantido simples e organizado. Usando apenas alguns detalhes de inspiração japonesa na decoração da sua casa, vai transportar para o seu lar um estilo de vida menos agitado. O segredo para o sucesso deste tipo de decoração está na fusão de um estilo japonês mais tradicional com o estilo ocidental mais moderno, criando uma decoração de influência asiática, mas que se insere na agitada vida urbana. 
O primeiro passo para começar a decorar no estilo japonês é ver-se livre de toda a desordem que impera no ambiente. este estilo é extremamente simples. As casas japonesas são normalmente desprovidas de objetos decorativos, dando-se prioridade apenas aos móveis essenciais para viver uma vida simples. Tenha sempre em conta que a característica principal da concepção japonesa dos interiores é a simplicidade e a pureza das coisas. 

Escolha uma área da casa ou apartamento que pretende decorar com este estilo e esvazie todo o ambiente do que não é fundamental, de forma a criar um espaço amplo e sereno. De preferência escolha uma cômodo em que exista uma janela de maiores dimensões, no qaul entre bastante luz natural. 



Um cômodo cheio de mobiliário e decoração japonesa não combinam. Limite o mobiliário unicamente ao que é realmente necessário. Opte por móveis multifuncionais. Por exemplo, um futon (colchão usado na cama tradicional japonesa) é usado para sentar e dormir. Um móvel com gavetas pode servir para arrumação e apoio para uma mesa. 
A paleta de cores do estilo japonês baseia-se fortemente em tons de terra suave, como o castanho, o verde, o cinza e o bege. Pequenos detalhes em dourado também são utilizados para acentuar alguns elementos decorativos, como móveis. O preto acentua as formas geométricas da divisão. 

As paredes são geralmente pintadas com um tom creme ou de bege claro. Acessórios decorativos, como estátuas ou quedas de água introduzem os tons de cinza na decoração, enquanto os móveis se destacam com a cor castanha ou preta. Cores como o vermelho, verde e outros detalhes coloridos surgem no ambiente através do uso de plantas, cerâmicas, iluminação, tecidos de seda ou leques. 
Faça uso das texturas com materiais como bambu, que poderá usar para o piso, móveis, molduras, persianas e sistemas de arrumação, ou tapetes de materiais naturais, como o sisal. Pode também incluir na decoração tatames (piso tradicional japonês) e almofadas para se sentar confortavelmente no chão. Por esse motivo, o ambiente deverá ter mobiliário mais rente ao chão, como uma grande mesa de café rodeada por almofadas. 


As tradicionais portas japonesas podem completar a decoração para separar ambientes da casa ou em armários. As portas deslizantes de madeira e papel de kozo são conhecidas como shoji e fusuma. Você também pode usar o noren, uma divisória tradicional japonesa, em tecido, geralmente usada em passagens, portas, janelas ou simplesmente como elemento decorativo em paredes. 
Inclua alguns acessórios decorativos de estilo japonês no espaço, tais como Bonsais, cortinas de bambu e tapetes de fibras naturais. Uma pequena fonte sobre uma mesa ajuda a conferir serenidade à decoração. Objetos mais tradicionais da cultura japonesa como quimonos, serviços de chá japoneses ou antiguidades são também uma excelente opção para dar ao ambiente um estilo oriental. (Fonte: Decoração de Apertamentos)