David Justi

Seja Bem Vindo...

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Ofurô, banho e status


Ofurô (banheira, em japonês), também chamado de furô é um tipo de banheira tradicional do Japão caracterizada pelo seu formato bem mais profundo e curto do que uma banheira ocidental, permitindo a seu usuário tomar banho com o corpo em posição fetal - suficiente para que a água cubra os ombros de uma pessoa sentada.
Comumente essas banheiras são feitas em madeira (no Brasil, a mais utilizada é o cedro-rosa), existindo também modelos de acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados. Não se fazem de alvenaria, por questão de higiene. A água é aquecida por ebulidor elétrico ou, ainda, aquecedor a gás. A temperatura da água que deve estar em aproximadamente 40 °C.
O ofurô pode ser utilizado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Os banhos de imersão no ofurô constituem autênticos rituais familiares no Japão. O objetivo não é lavar o corpo, pois quem entra num ofurô deve lavar-se e enxaguar-se previamente. Tomando banho em água fria e depois entrado com o corpo na água quente a pessoa terá um choque térmico, abrindo os poros da pele.
Os benefícios dos banhos de imersão para a saúde são muito grandes: a par do relaxamento, que alivia estresses de toda natureza, destacam-se limpeza de pele, reequilíbrio hormonal (pelo estímulo glandular causado pela água aquecida) e desintoxicação muscular.


Yoi Furo no Hi – Dia do Bom Banho
Ah, e você sabia que existe até um dia reservado para o “Yoi Furo no Hi” [よいふろの日], que se traduz como “Dia do Bom Banho”. Esse data foi criada no dia 26 de abril de 1985 pela empresa Tokyo Gas Co., Ltd e pode ser comemorada não só em abril como no dia 26 de cada mês.

O objetivo, segundo a empresa é incentivar que nesse dia, a família tome banho juntos como forma de estreitar os laços familiares. Algumas famílias preferem se reunir em banhos públicos chamados Sento [] que se traduz literalmente como caixa de água quente ou então vão para algum onsen (águas termais).
Ofurô para animais de estimação
Os animais de estimação no Japão ,são tratados com muito carinho e existe tudo que você imaginar para o bem estar deles. O Ofurô Pet Society criou uma banheira para eles, com tamanhos tradicionais para cães e gatos.

A empresa também inovou com cristais de banhos relaxantes e energizantes – formulados com óleos essenciais, sérum hidratante – para manter a hidratação da pele e pelagem, além de pantufas, toalhas e roupões de banho, produzidos em fio aramado, que não desfiam as unhas. Foi constatado que o banho de ofurôs para os animais tem sido benéficos pois no banho o metabolismo é acelerado, o que propicia a eliminação de toxinas corporais que podem causar dores e envelhecimento, além de melhorar o stress do animalzinho.
Cada vez mais ambientes tem recebido o Ofurô e seus adereços tem se sofisticado cada vez mais, conferindo elegância e sofisticação aos ambientes.