David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quartos

                           Decore seu quarto gastando pouco

O local onde você passa as horas mais relaxantes do seu dia merece uma atenção especial e deve ter uma decoração que condiz com o seu estilo de vida. Se esse não é o caso do seu quarto, que tal se animar e dar uma renovada no ambiente? Acredite, nem é preciso quebrar paredes ou gastar grandes somas com móveis novos para tornar esse cantinho muito mais aconchegante.


Invista na iluminação
Instalar uma luminária pendente, trocar o abajur ou mesmo personalizá-lo são saídas rápidas e baratas que dão resultado imediato. A luz suave e focada que provém dessas peças é ideal para a leitura e ajuda a relaxar. Outra vantagem de uma boa luminária é a de ajudar a destacar um móvel, que antes passava despercebido. Outra ideia "luminosa" ainda mais em conta é utilizar luzes do tipo pisca-piscas, como as que decoram árvores de Natal, para realçar alguma área do cômodo, como a cabeceira da cama ou a moldura da janela. As de LED, que não esquentam, também podem ser utilizadas dentro de um bowl de vidro, dando charme extra à decoração.

Aplique papel de parede, tecidos ou adesivos
Papéis de parede, tecidos ou mesmo adesivos pontuais tendem a criar mudanças de impacto no ambiente. Você pode usá-los em apenas uma parede ou em todas. No mercado, há inúmeras opções de estampas, cores e estilos, mas é importante considerar alguns pontos, como o tamanho do quarto e o efeito a ser atingido antes de escolher e comprar. Estampas miúdas e cores claras ajudam a "expandir" o cômodo. As listras, por sua vez, dão a impressão de um pé-direito mais alto. Dormitórios com grandes dimensões permitem o uso de cores fortes e estampas marcantes, todavia o conjunto fica mais harmônico se a cor escolhida (e/ou predominante) estiver acompanhando o tom de outros objetos decorativos, como almofadas e roupas de cama. Para não errar, antes de comprar a metragem total, adquira uma amostra do material e leve-a até o cômodo, para poder avaliar como ficará a composição.
Troque a roupa de cama
A cama é o principal móvel do quarto e, ampla, chama muita atenção, deixando também os lençóis em evidência. Assim, capas de edredom e de almofadas são opções versáteis e bem em conta para renovar o dormitório.
No chão, um tapete
Tapetes têm o poder de tornar o quarto muito mais aconchegante, especialmente se o revestimento do piso for frio.

Reforme móveis
Cômodas, cabeceiras, criados-mudos ou cadeiras podem ganhar vida depois de reformados. E, muitas vezes, renovar apenas a pintura já é o suficiente. Agora, se você quiser mudar radicalmente, também é possível trocar o tecido do estofamento ou os puxadores do móvel por versões modernas, retrôs, extravagantes ou coloridas.
Outra ideia é revestir peças que tenham gavetas com tecidos ou papeis de parede, criando composições "patchwork". Vai parecer que você comprou um novo móvel, superexclusivo! A técnica também pode ser combinada à pintura: aplique a tinta na parte externa e revista os interiores das gavetas com tecido ou papéis adesivos. 
Dê uma nova cara para as janelas
Assim como os tapetes, as cortinas ou persianas aquecem o ambiente além de controlar a luminosidade natural. Outra utilidade desses objetos é a de camuflar, seja a vista interna (assegurar privacidade) ou externa (esconder uma vista indesejada).
Instale prateleiras
As prateleiras são móveis baratos, versáteis e facilmente adaptáveis. Muito utilizadas na renovação de quartos, elas podem ser úteis para expor objetos de decoração e organizar itens pessoais, como livros e revistas.

Objetos afetivos
Por fim, as fotos pessoais, as lembranças de viagens e de outros momentos importantes podem e devem compor a decoração. Além de deixarem o quarto descolado, esses detalhes ajudam a dar mais identidade ao ambiente.
Ateliê D Pirassununga, o melhor sempre...