David Justi

Seja Bem Vindo...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"Adamascado", o que é de fato?


 



"ADAMASCADO"



Gerador de dúvidas frequentes, o termo muitas vezes é usado sem entendimento e descaracteriza sua origem.


Enfim, termo “adamascado”, ou “damascado”, ou apenas, “damasco”, surgiu no século XII para designar os tecidos elaborados com ornamentos em seda vindos da cidade de Damasco, que nessa época era muito famosa, justamente, pela qualidade e beleza dos seus tecidos. Mas, o tecido, a forma da trama, já existia muito antes na China, Índia, Pérsia, Síria e, em seguida, o Império Bizantino.
Os tecidos adamascados são normalmente produzidos, hoje, em seda, linho, algodão ou fibras sintéticas apresentando padrões de flores, frutos, formas de vida animal e de outros tipos de ornamentos. É comum encontramos, também, a adição de ouro ou outras fibras metalizadas.




 




Um pouco esquecido, pelo estilo um tanto pesado, o adamascado volta a ser utilizado principalmente como papel de parede, no estafamento de móveis, em pequenos detalhes nas roupas de banho e toalhas de mesa dando um toque mais sofisticado aos objetos.

Há porém um grande número de pessoas no ramo da decoração que usam em grande quantidade e garantem que assim elegem a ideia de poder ao ambiente.

 
Vale sempre lembrar que entre estampado e adamascado existe uma grande diferença. 
O acabamento que confere o brilho específico é o grande diferencial, mesmo em papéis de parede.
Até a próxima, abraços DJ...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mesa para a Ceia!

Bom dia queridos,



Assim como na decoração diferentes estilos se destacam na elaboração de suas mesas para a ceia de Natal ou Réveillon.
Falaremos de suas características e forma de como as compor, também estaremos esclarecendo como distribuir de forma adequada talheres, louças, taças e como utiliza-los de maneira correta e elegante.
Os estilos são quatro: Formal, Informal, Luxuoso e Sofisticado.

Formal: Prevalece a sobriedade com o uso de peças pesadas e tradicionais, não há o aceite de peças que estão na moda ou que sejam repaginadas. O novo não tem lugar. Destaca-se o uso de flores naturais plantadas, muitos objetos de porcelana e cristal geralmente herdadas e passadas de geração para geração ou adquiridas em lojas tradicionais ou leilões de arte.



Informal: Não há preocupação com combinações, misturam estilos e formas e veem na ousadia do mix, a alegria trazida por um ambiente bem composto.



Luxuoso: Investe em itens caros e atuais. Busca ostentação através do brilho e das cores fortes. Impressiona pela grandiosidade de peças caras e  itens importados, matérias prima rara causam fascinação. Geralmente adquirem várias cópias da mesma peça para impor a idéia de fartura e riqueza.



Sofisticado: Valoriza os conceitos de design e busca a originalidade das peças que compõe o ambiente. Porcelana tradicional, cristal famoso e uma bela obra de arte compõem sua mesa. Peças assinadas e conceituais são adquiridas. Busca a imposição de realeza à mesa, uma postura palaciana para mostrar o devido respeito à família.





By David Justi

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Lustres em Acrílico: Inovadores por Natureza!

Bom dia amados!

O uso do acrílico funciona e muito bem na decoração e vira estrela da vez em qualquer ambiente. Seja em peças transparentes, que dão a impressão de móveis "invisíveis" - não por acaso uma das linhas criadas por Philippe Starck para a Kartell vem acompanhada da palavra "ghost" (fantasma) -, ou nas versões coloridas translúcidas. O acrílico é divertido por essência. Virou pop entre o final dos anos 50 e começo dos anos 60, quando cadeiras com assinaturas famosas, como a Champanhe, de Erwine & Estelle Laverne (1957) e a Contour, de David Colwell (1968) causaram frisson no universo decorativo. E resiste incólume até hoje, livre de adjetivos pouco nobres. Em outras o acrílico é um material com muitas características positivas para uso na decoração tais como transparência, suavidade, beleza, resistência, custo acessível e versatilidade quanto ao uso. Não é a toa que tem sido tão utilizado tanto em ambientes elegantes ou despojados, trazendo inovação a espaços residenciais e comerciais.











Na atualidade tem seu auge em forma de lustres cada vez mais utilizados na decoração e altamente desejados pelos mais variados públicos. Muitos nomes e grifes famosas lançam constantemente lustres e pendentes de acrílico com suas assinaturas e vendem milhões de dólares anualmente. Mesmo os mais conservadores tem mudados seus grandiosos e pesados lustres de cristal por modelos igualmente belos em acrílico.

Com a abertura de mercado e a globalização, países produtores de lustres em acrílico tem distribuído suas peças pelo mundo a fora. Renove seus conceitos e viva essa tendência decorativa financeiramente inteligente. O Ateliê D, possui vários e lindos modelos de lustres em acrílico, confira.

By David Justi

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cor branca na medida certa!!

Boa tarde queridos!

A leveza e a personalidade tem um símbolo ímpar expresso em forma de cor,  a personificação do que é belo e chic. O branco é tudo isso e muito mais. Nas diversas culturas pelo planeta à fora, esta sublime cor confere aos povos os mais diversos sentimentos. Para nós ela simboliza a paz, a pureza e o Divino.
Quando se trata de usar o branco na decoração, muito é discutido, pois para algumas pessoas ela lembra hospitais e enfermarias, quando na verdade ela está presente nestes locais por ser de extrema eficiência para limpeza e sensação de paz necessária nesses ambientes.

Na decoração atual, estas comparações nada felizes tem sido esquecidas e as pessoas de bom senso tem feito do branco um grande símbolo de bem morar. Não há um só ambiente onde esta cor não possa ser utilizada, cabe a cada um eleger o ambiente a ser customizado e a seus moradores a escolha pelo branco total ou do branco com mesclas de cores e texturas variadas. O que acontece na maioria das vezes é que ambientes são compostos sem o menor estudo e quando utilizam o branco total criam-se verdadeiras catacumbas sem expressão e sem vida.

Branco é chique, é luxo, é expressão e saber utiliza-lo é uma grande chance de refinar qualquer ambiente. A construção civil tem mostrado o grande e importante papel da cor em casas e ambientes cada vez mais belos e estes casam muito bem com vidro, plantas, madeiras e metais em geral. Quando se fala do branco, não estou dizendo que ele compõem somente peças modernas, pelo contrário paredes,mobília e acessórios de decoração seja de qual época forem podem ser repaginadas e cobertos de branco.

Esta cor também favorece o uso de peças mistas (seja na forma ou na época que foram criadas) no composê de ambientes comerciais e residenciais. Ousar no branco é uma maneira moderna e descolada de criar ou repaginar ambientes com bom gosto e elegância.

A seguir mostrarei o uso da cor branca seguindo as regras de bom senso, requisito essencial para qualquer principio de decoração, já que falar em bom gosto é relativo, pois este pode e geralmente é muito discutível.
Mostrarei como usá-la e mãos à obra, vamos todos sem medo ao branco.

1- Dormitório:
Neste ambiente o branco vem expresso de forma significativa e a mescla com pequenos detalhes coloridos conferiu ao dormitório ares de jovialidade.



2-Sala de jantar:
O bege expresso somente no piso e em pequenos detalhes da mobília concedeu ao branco sua maior característica a elegância.



3-Cozinha:
Um dos maiores desejos e pedidos em qualquer casa ou empresa que se preze é o uso do branco com preto. Símbolo de tradição, esses ambientes devem deixar bem que o papel principal é do branco, utilizando o preto somente em detalhes.



4-Banheiro:
Este é um ambiente branco total, nenhuma outra cor compõe o ambiente e vejam a altivez expressa neste ambiente.




5-Casas:
Com ares de modernidade a construção tem sua sofisticação totalizada de maneira absoluta graças ao branco. Vale lembrar o ressalto à beleza do jardim, graças a cor da casa.


6-Sala de estar:
Esta é a prova de que não precisamos ter uma sala caríssima para que possamos utilizar esta cor. Simples e chic, o branco fala por si.



7-Piscinas:
Acessórios branco em torno de piscinas e espaços gourmet, conferem refinamento a estes ambientes.



8-Lavabos:

O revestimento e o lavatório na cândida cor, podem variar de textura ou forma sem perder o charme.


By David Justi

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Objeto de Decoração: Animais!

Boa tarde meus queridos!!

As representações de animais fazem parte de tradições milenares,alguns acreditam que peças decorativas emitem vibrações. Nas grandes feiras internacionais de decoração eles tem roubado a cena e ditado moda por todo o mundo. A figura do animal foi e será indissociável da cultura dos homens.

Desde a antiguidade, e em razão da conexão das aves com o céu, os animais representam o elo sobrenatural entre o céu e a terra. Os atributos dos símbolos variam em função das diferentes entidades culturais. As representações de animais fazem parte de tradições milenares. Em madeira, cerâmica, bronze, pedras ou numa infinidade de outros materiais, elas simbolizam as forças energéticas caracterizadas de cada animal.

Seus significados são fortes e expressivos, abaixo o significado dos principais utilizados na decoração atualmente.

Galo: orgulho, honestidade, coragem, vigilância, arrogância e força.




Gato: são capazes de conferir abundância e proteção ao lar, outros dizem que eles são uma espécie de guardiões





Elefante: sabedoria, força, inteligência, felicidade e boa sorte.




Cachorro: um símbolo de fidelidade.




Pavão: a primavera o nascimento, a longevidade, sucesso e orgulho mundano.




Falcão: a luz nas trevas, o guardião protetor.




Coruja: a sabedoria, idéias luminosas e virtude.



Pássaro: a esperança, fertilidade, ressurreição e renovação.




Cavalo: a imortalidade, longa vida e saúde, felicidade, sabedoria e boa fortuna.




Gostaram?

By David Justi

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dicas para a Ceia de Natal e o Réveillon!

O Natal está chegando e muitas pessoas vêm me perguntar como montar uma mesa para a ceia e alguns significados místicos que rodeiam essa época. Por isso, resolvi montar um pequeno manual com as perguntas e respostas mais freqüentes, para ajudar e tirar todas as duvidas de vocês!

- Para começar uma decoração ou customização de ambientes para uma ceia de natal ou réveillon, o que devo fazer ou ter como referência?
Adequar um ambiente para o natal e o réveillon não são necessariamente sinônimos de altos preços e dor de cabeça. Pelo contrário, atualmente pode-se decorar, ornamentar e criar ambientes utilizando apenas a criatividade e os objetos encontrados dentro da própria casa.
- Como posso deixar o ambiente mais agradável ou convidativo para uma ceia, já que todos preferem comer no sofá ou noutro ambiente da casa, menos na mesa?
Uma bela mesa montada e cercada de delícias culinárias é o suficiente para harmonizar o ambiente nessas noites. Quanto à divisão dos convidados nos ambientes, fica a lembrança de que vale o bem estar dos mesmos.













- E se a minha família é grande? O que fazer para deixar o ambiente customizado para as outras pessoas espalhadas pela casa?
Concentre a customização na mesa, estas podem ser arrumadas para situações formais ou informais. A mesa de ser elaborada de acordo com o numero de convidados; deve-se lembrar que se o numero de crianças for grande, deve-se limitar o uso de vidros e cristais.
 - O que devo usar na decoração? Tipo de flor? Qual iluminação utilizar? Que tipo de cores utilizar em toalhas de mesa, tipos de prato?
Utilize elementos de decoração encontrados em sua casa, de um toque especial a eles. Quantos as flores as estrelas da época são as orquídeas, as rosas e o copo- de- leite. Para o natal o verde e o vermelho são as cores predominantes, para o réveillon o branco. No natal cabe o uso de sinos, bolas, pelúcias, guirlanda e tantos outros, já para o réveillon basta toalha, flores, vidros transparentes, laços e frutas. Para a ceia de natal muita variedade e imaginação gastronômica, já para o réveillon o indicado é as saladas, aves, frutas, lentilha, caldos e champagne.
 - Harmonizar o ambiente com música funciona? Que estilo musical é o mais indicado?
As músicas natalinas personalizam o natal e transportam a idéia de noite feliz para o ambiente. Para o réveillon, musicas lounge é uma boa pedida, para que se possa conter a ansiedade da virada. Depois da meia noite, vale a alegria e a variedade que for do gosto da maioria.
- É possível utilizar alguns elementos na decoração da ceia e que eu possa utilizar para a virada do ano? Se sim, o que devo utilizar?
O Natal vem sempre cercado de decoração, mesa extravagante e cores fortes, já na virada do ano pedem-se na sutileza. Utilize para o réveillon, apenas as louças, as taças, os vasos e flores e acrescente laços brancos à decoração. Clean é a definição perfeita, para uma elegante customização para a virada do ano.
- Como decorar no Natal, com elementos práticos e baratos?
Família é sinônimo de Natal, portanto utilize elementos que remetam a lembrança de família. Garimpe objetos familiares e utilize toda sua imaginação para adequar sua decoração antiga à nova ceia natalina.
- Qual o melhor lugar da casa para fazer a festa de virada de ano? O que eu devo fazer?
Não importa o lugar, crie em todos ambientes o clima do réveillon, decorando-os com objetos brancos. Velas, flores, laços, balões vale tudo para decorar e alegrar os ambientes. Use sua imaginação, lembro que, boa decoração não quer dizer altos gastos.
- Considerações finais: Elenque outras dicas bacanas para quem quer celebrar na ceia de natal ou virada de ano.
As fragrâncias de cravo, canela e casca de laranja são as indicadas para o natal e o réveillon. Elas trazem a sensação de bem-estar e de leveza á todos.

Cores e seus significados para o réveillon:

Amarelo: A cor da riqueza e da alegria. Aguça a capacidade intelectual imaginativa e simboliza o sol.
Azul: A cor da amizade. Atrai equilíbrio, harmonia familiar, prosperidade, calma e harmonia.
Branco: A cor da paz, que atrai sorte. Simboliza pureza, limpeza e uma nova chance. Um novo recomeço, uma nova vida.
Dourado: A cor da proteção Divina. Sucesso material e profissional cercam essa cor.
Laranja: A cor da alegria, sucesso e auto-estima. Essa cor simboliza o grito do otimismo.
Marrom: A cor da profissão. Estimula ascensão profissional.
Preto: A cor que isola a inveja. Não deve ser usada no Réveillon, atrai tristeza e carência afetiva.
Rosa: A cor do romantismo. Símbolo de amor verdadeiro atrai simpatia e timidez.
Verde: A cor da esperança. Atrai boa sorte, cura mental e espiritual e diminui o estresse.
Vermelho: A cor do amor. Símbolo de sensualidade e paixão atrai novos amores.
Violeta: A cor da verdade. Atrai sucesso, energias boas e superação de antigas carências.

By David Justi