"ADAMASCADO"
Gerador de dúvidas frequentes, o termo muitas vezes é usado sem entendimento e descaracteriza sua origem.
Enfim, termo “adamascado”, ou “damascado”, ou apenas, “damasco”, surgiu no século XII para designar os tecidos elaborados com ornamentos em seda vindos da cidade de Damasco, que nessa época era muito famosa, justamente, pela qualidade e beleza dos seus tecidos. Mas, o tecido, a forma da trama, já existia muito antes na China, Índia, Pérsia, Síria e, em seguida, o Império Bizantino.
Os tecidos adamascados são normalmente produzidos, hoje, em seda, linho, algodão ou fibras sintéticas apresentando padrões de flores, frutos, formas de vida animal e de outros tipos de ornamentos. É comum encontramos, também, a adição de ouro ou outras fibras metalizadas.
Um pouco esquecido, pelo estilo um tanto pesado, o adamascado volta a ser utilizado principalmente como papel de parede, no estafamento de móveis, em pequenos detalhes nas roupas de banho e toalhas de mesa dando um toque mais sofisticado aos objetos.
Há porém um grande número de pessoas no ramo da decoração que usam em grande quantidade e garantem que assim elegem a ideia de poder ao ambiente.
Vale sempre lembrar que entre estampado e adamascado existe uma grande diferença.
O acabamento que confere o brilho específico é o grande diferencial, mesmo em papéis de parede.
Até a próxima, abraços DJ...