David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Murano, objeto de desejo.


Murano, embora descrita como uma ilha da lagoa de Veneza, é de fato um arquipélago de sete ilhas menores, das quais duas são artificiais (Sacca Serenella e Sacca San Mattia), unidas por pontes entre si. Tem aproximadamente 5500 habitantes e fica a somente 1 km de Veneza. Murano é um local famoso pelas obras em vidro, particularmente candeeiros.

Murano foi fundada pelos romanos, e desde o século VI foi habitada por gente procedente de Altino e Oderzo. A principio, a ilha prosperou como porto pesqueiro e graças à produção de sal. Era um centro de comércio. Com o porto controlavam a ilha de Santo Erasmo. A partir do século XI a cidade começou a decair devido a muitos habitantes se mudarem para Dorsoduro. Tinham um grande poder local, como o de Veneza, mas desde o século XIII Murano foi governada por venezianos. Contrariamente a outras ilhas da lagoa, Murano cunhava as suas próprias moedas.

Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se a Murano devido ao risco de incêndio, porque a esmagadora maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pelo fabrico de missangas de cristal e de espelhos. O cristal aventurina foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pelo fabrico de lustres. Embora tenha havido grande queda durante o século XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais importante da ilha.
No século XV, a cidade tornou-se popular como lugar de férias dos venezianos, e construiu-se um palácio, mas esta moda extinguiu-se depois. O campo da ilha era conhecido pelas suas árvores de fruta e jardins até ao século XIX, quando começaram a construir-se mais casas.

As atrações da ilha são a Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII, e porque se diz que alberga os ossos de um dragão que matou São Donato; a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula. As atrações relacionadas com o cristal incluem muitas obras neste material, algumas delas da época medieval, em espaços abertos ao público. Há um Museu do Cristal (Museo Vetrario) que se encontra no Palácio Giustinian.
Na decoração, um enfeite, um vaso, uma escultura, fazem toda a diferença! Pode ser transparente ou colorido, não importa. Mas às vezes surge a dúvida: qual a diferença entre vidro, cristal e murano? Todos são lindos, usuais e tem efeitos diferentes!


O vidro apresenta naturalmente um tom esverdeado, que aumenta com a sua espessura. É uma substância rígida, não cristalina, de aspecto translúcido e em geral transparente.
Podem acrescentar-se outras substâncias, como os corantes, que de igual modo modificam em parte ou substancialmente a própria estrutura do vidro, tornando-os coloridos.
Cristal é um tipo de vidro mais requintado. Uma das qualidades principais é a transparência que deve ser perfeita e límpida, depois a brancura e por fim a sonoridade. A dureza, a resistência à ruptura e o índice de refracção variam segundo a composição. Normalmente tem espessura fina.
Este tipo de cristal é utilizado especialmente para a fabricação de cristais de mesa, utensílios finos decorados à roda, sobretudo, gravados. O corte e o facetado multiplicam a sua capacidade de refracção da luz e portanto a sua luminosidade, criando efeitos bonitos e até coloridos, mesmo quando o objeto é transparente.
Além dos centros ingleses, como Birmingham, apareceram fábricas de renome em outros países da Europa: St. Louis, Baccarat, Val saint-Lambert, entre outros.
O Murano é  objeto de desejo, pela sua imponência e beleza!
Normalmente é utilizado como peças decorativas. Sua fabricação é artesanal e dificilmente em série. Feito com técnica de soprar o vidro e, desta forma, produzir peças de rara beleza, foi cada vez mais aperfeiçoada pelas fundições.
Os Barovier são considerados os mais criativos e conhecidos por suas obras, seja pelos vidros límpidos, esmaltados em tons azuis, vidros madrepérola, ou pelos vidros avermelhados corneliano e murrini, que conferem ao material um aspecto semelhante ao do mosaico.
Do mecanismo de fusão dos metais até a conclusão da produção do murano, podem transcorrer três dias, variando conforme o nível de dificuldade oferecido pela peça. Por esse motivo, tem um custo mais alto para a compra.
Dependendo da peça, vale a pena ter um local especial com uma iluminação diferenciada para destacar.
O importante é você saber diferenciar um do outro, mas todos são muito bem vindos na decoração! Saber combinar e usar de forma apropriada deixará o ambiente encantador com um toque de sofisticação.