David Justi

Seja Bem Vindo...

terça-feira, 18 de junho de 2013

Etiqueta: Mesa de Jantar!

Boa tarde, meus amados!

Todo mundo me pergunta sobre etiqueta na hora da refeição, se está relacionado à decoração e até mesmo como se portar na hora do jantar! Independentemente da decoração, se portar bem é uma questão de educação e não precisamos ser 'experts' no assunto para fazer bonito! Basta ter calma, elegância e ler as dicas abaixo (hehehehe!).

A quantidade de talheres é uma coisa que assusta (e muito!) os leigos de plantão, e vamos ser sinceros: em nosso dia a dia, tudo é muito mais rápido, prático e funcional. Mas, nem por isso, é preciso se desesperar e, caso você seja o anfitrião, pode sim montar uma mesa mais simples para não constranger seus convidados, e, ainda assim, não perder a elegância pedida para a ocasião (as regras abaixo valem, também, para refeições em restaurantes). Antes da montagem é preciso analisar o menu para que não tenha excessos, ou seja, não há necessidade de se ter um talher para peixe se não consta essa iguaria no menu. Né?! Uma mesa limpa é tão fina quanto a completa, e a regra do "menos é mais" serve para qualquer situação!

MONTAGEM:
Vasculhando pela net, encontrei muitos 'mapinhas' para a montagem e achei extremamente útil! Impossível esquecer algo com as explicações abaixo:


 - O item 1 é o prato de pão e deve ser mantido nesta posição, ou seja, nunca colocá-lo sobre o prato de serviço (item 2). O pão com as mãos, partindo-o em pequenos pedaços e levando-os até a boca. É errado, feio e deselegante partir o pão com faca ou com os dentes. A faca de manteiga (item 6) pode ser encontrada já sobre o prato de pão ou ao lado direito da faca (seguindo a regra de fora para dentro).
 - O garfo de mesa (item 4) deve estar sempre à esquerda e a faca, (item 5) à direita, com a serra virada em direção ao prato. Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo (a serra deve estar sempre voltada para dentro). Colher (item 7) e o garfo (item 8) de sobremesa são dispostos acima do prato, um em cada direção.
- O copo de pé maior, mais ao centro, é o de água (item 9), e o de pé menor é o de vinho (item 10). ESSA REGRA NÃO PODE SER QUEBRADA POR SER PADRÃO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO.
- O guardanapo (item 3) pode estar sobre o prato ou à esquerda do garfo. Ele deve ser colocado sobre suas pernas antes mesmo da entrada. Deve-se dobrá-lo ao meio, formando um retângulo. Ao final da refeição, deixe-o ao lado direito do prato, sem dobrar.
- Ao fim da refeição, a garfo e faca devem estar paralelos, com a faca à direita do garfo (serra para dentro) e com os cabos apontados em sua direção (ou seja, com as pontas direcionadas ao meio da mesa) Sim, pode se colocar na lateral respeitando as regrinhas acima, mas seguem meu conselho que o "chic" é certo!! Ai ai!
Não tem segredo, o que não podemos esquecer (e que já foi dito mais acima) é que a montagem varia de acordo com o menu e as dicas acima são para os mais simples, apenas com entrada e prato principal.

DICAS:
Para complementar a montagem, seguem algumas regrinhas de ouro para não se fazer feio perante seus convidados ou amigos:

1 - Seja delicado, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão.
2 - Fuja das discussões e de assuntos polêmicos como política ou religião.
3 - Maneire na bebida! SEMPRE!
4 - Tente não apoiar o cotovelo na mesa, para não dar a impressão de desleixo. Sei que é difícil, por ser habitual, mas, nessas horas, se policiar é muito válido.
5 - Nunca inicie a refeição antes do anfitrião. O ideal, por mais fome que se tenha, é esperar que pelo menos a metade da mesa esteja se servindo. No caso de jantar a dois, espere o seu parceiro te pedir para se servir.
6 - Vista-se sempre de acordo e caso tenha dúvida, não tem problema algum para perguntar ao anfitrião que estilo ele quer para seu jantar.
7 - Leve sempre uma lembrancinha. Vale flores, bombons ou pequenos mimos. CUIDADO COM O EXCESSO.
8 - Nunca corte as saladas. O ideal é sempre dobrar utilizando o garfo e a faca, fazendo pequenas trouxinhas.
9 - Enrole o macarrão para comer. Não corte. Caso fique a ponta fora da boca, corte discretamente com os dentes e deixe-o cair sobre o prato. Sim, sugar o macarrão para dentro é desnecessário. Ok?
10 - Segure o frango com o guardanapo e tire as lascas de carne com o garfo. Só é permitido comer com a mão em caso de aperitivo.
11 - Palitinho de dente: PROIBIDO EM QUALQUER SITUAÇÃO!!! P-R-O-I-B-I-D-O!
12 - Não seja o primeiro e nem o último a se despedir.

Espero que tenham gostado e que coloquem em ação essas dicas simples, fáceis e de grande utilidade! ARRASEM!!

Bjinhos

=*)

By Khris Santos