David Justi

Seja Bem Vindo...

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dicas: Limpeza de Tapetes!

Boa tarde amores!

Todo mundo tem um tapete em casa, e em muitos casos, a limpeza do mesmo se torna uma tarefa difícil, pois quase não se tem informações sobre isso (até mesmo nas redes sociais!). Marcas de café, suco e o terrível chiclete, são os pesadelos de qualquer um!! Para nos ajudar nessa missão, falaremos sobre esse assunto com o apoio da marca São Carlos, parceira de nosso Ateliê na chamada linha "vip" de seus produtos.




LIMPEZA:

Em geral, em caso de manchas é recomendado que seja realizada por empresas especializadas que possuem equipamentos específicos. Todavia, tapetes podem sim ser lavados de forma "caseira".

ASPIRAÇÃO:

Recomenda-se aspirar a sua peça semanalmente, utilizando um bom aspirador de pó. Se sua peça fica em ambientes com maior trafego de pessoas, intensificar o uso do aspirados, utilizando o bocal liso. Não se esqueça que quanto mais cheio o recipiente (saco) estiver, menor é a intensidade de sucção.

SEQUÊNCIA DE PROCEDIMENTOS:

1 - Aspirar o tapete antes de iniciar a lavagem.
2 - Eliminar as manchas.
3 - Umedecer totalmente a superfície do tapete.
4 - Diluir o sabão neutro em água antes de aplicá-lo, para que a mesma seja feita de forma uniforme.
5 - Não usar escova rotativa tipo enceradeira
6 - Escovar a superfície do tapete no sentido do pelo com escova de cerdas macias. Redobrar o cuidado para os tapetes tipo Shag (pelos altos).
7 - Não deixar o tapete de molho.
8 - Enxaguar, retirando todo o detergente, prestando bastante atenção para não deixar resíduos de sabão.
9 - Retirar o máximo da umidade do tapete (pode ser usado um aspirador para líquido).
10 - Secar sem torcer
11 - Não colocar em varal, para não vincar.
12 - Alterar a posição do tapete (base e superfície) de forma que ambas estejam suficientemente expostas para secagem. Em caso de base emborrachada, nunca colocá-la exposta ao sol, para que não ocorra degradação da borracha.
13 - Certifique-se de que o tapete esteja realmente seco, para evitar odor desagradável em sua peça.




MANCHAS (A receita da solução 2 está no final!):

CHOCOLATES/DOCES: Passe um pano umedecido com água e sabonete de glicerina sobre a mancha - Aplique uma solução 2 com pano úmido - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

CAFÉ: Aplique gelo sobre a mancha - Passe um pano umedecido com detergente - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

CERVEJA: Retire o excesso com um pano seco ou papel absorvente, sem esfregar - Passe um pano umedecido com água e sabão - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

CHÁ: Passe um pano umedecido em amoníaco diluído sobre a mancha - Passe um pano umedecido com detergente - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

CHICLETE: Passe um pano umedecido com benzina - Enxague com água morna - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

REFRIGERANTES/SUCOS DE FRUTA: Aplique a solução 2 com pano úmido - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

GRAXA DE SAPATOS: Retire o excesso com solvente para limpeza a seco, sem esfregar - Passe um pano umedecido com detergente - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

LEITE: Passe um pano umedecido com água e sabonete de glicerina - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água. (Repita o processo 2 vezes)

ÓLEO/GORDURA: Retire o excesso com um pano umedecido com álcool, sem esfregar - Passe um pano umedecido com água e sabão - Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.

TINTA: Passe um pano umedecido com solvente para tinta - Retire o excesso com solvente próprio para limpeza a seco -  Enxugue com pano seco, papel absorvente ou aspirador de pó e água.(Repita o processo 2 vezes)

Solução 2:
Misture 1 colher (sopa) de detergente neutro e 1 colher (sopa) de vinagre branco em 1 litro de água morna (misture bem).

DICAS ÚTEIS:

DERRAMAMENTO DE LÍQUIDOS: Remova o excesso com papel ou pano absorvente sem esfregar.

ELEMENTOS SÓLIDOS OU VISCOSOS: Devem ser retirados (com espátula ou colher) da borda para o centro.





Gostaram? Espero que seja bem útil para todo mundo!

Um grande beijo!

Khris Santos & David Justi