David Justi

Seja Bem Vindo...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vinílico da maneira certa...

Pisos Vinílicos

Muitas pessoas têm dúvidas com relação à utilização de pisos vinílicos, seja na hora de especificar, aplicar ou manter. A Tarkett, empresa parceira do Fórum da Construção, tomou o cuidado de selecionar as perguntas mais freqüentes que chegam ao seu Departamento Técnico, para facilitar a vida dos consumidores, arquitetos, engenheiros e construtores. E nós do Ateliê D, dividimos esse conhecimento com você leitor. 


1 -- Como retirar a cola preta do contrapiso para aplicar outro produto ou mesmo um piso vinílico? 
A remoção do produto deve ser feita com uma espátula e, posteriormente, com uma lixa grossa. Não é recomendável utilizar produtos derivados de petróleo para auxiliar na remoção dessa cola. 

2 -- Qual o tipo de manutenção exigida pelos pisos vinílicos e quais produtos utilizar? 
A manutenção pode ser manual ou por máquina. Os produtos utilizados são Cera Acrílica, Detergente Neutro, Removedor Acrílico e Selador. Recomenda-se utilizar os produtos da mesma fábrica do piso. Em grandes obras podem ser utilizados, além dos produtos da própria Tarkett , itens semelhantes da marca Becker, para uso de manutenção. 

3 -- Os pisos vinílicos podem ser aplicados sobre madeira? 
Não é recomendada a aplicação de pisos vinílicos sobre madeira. 

4 -- Pisos vinílicos do tipo “Paviflex” podem ser aplicados na área do box do chuveiro? 
Não se recomenda usar pisos vinílicos neste tipo de ambiente. 

5 -- O piso vinílico pode ser colocado em cima de madeira? 
Pode. O ideal seria um tablado de MDF de 20mm pois, se colocado em assoalho, tacos e outros pode haver o deslocamento da massa de preparação e piso, com isso perde-se a condutividade do piso e também a aparência fica prejudicada. 

6 -- É aconselhável instalar pisos vinílicos em danceterias? 
É possível, entretanto há uma restrição quanto à queimaduras por pontas de cigarros acesas que podem queimar o chão. Neste caso, é preciso trocar a placa danificada. E é de extrema importância observar as instruções para limpeza e conservação. 





7 -- Qual a seqüência de limpeza? 
Depende do tempo de instalação do piso. Se a instalação for recente, primeiramente limpa-se com detergente e depois usa-se um pano úmido para retirar todo produto aplicado, para finalizar aplica-se cera. Mas se o piso já tiver sido instalado há algum tempo, aplica-se detergente, removedor, depois o pano úmido para retirar os produtos e, por último, igualmente aplica-se a cera. 

Pisos Vinílicos uma ótima opção se usado da maneira correta. Consulte sempre um profissional antes de qualquer escolha, o investimento vale a pena.