David Justi

Seja Bem Vindo...

sábado, 28 de setembro de 2013

Decoração: Vermelho (Parte II)

Olá amores!

O uso do vermelho sempre foi sinônimo de elegância e bom gosto, e já falamos sobre ele por aqui (Leia AQUI!). Mas, como esta cor tem sido há muito tempo, e por toda a história, um marco de ousadia e uma forma fiel de expressão de personalidade, vamos pontuar algumas dicas importantes para o uso dela.
Desde que os primeiros homens começaram a usar as cores como forma de magia para atrair, através de seus poderes, a tão preciosa caça, as cores passaram a ter um papel cada vez mais fundamental e simbólico em todas as culturas do mundo. O vermelho é uma cor mágica em muitas culturas, representa o sangue, a essência da vida. Ervas eram amarradas com uma fita vermelha e esta era, por sua vez, amarrada em volta da cabeça para aliviar a dor da enxaqueca. No Japão, crianças com catapora são mantidas em um quarto totalmente vermelho, vestidas com roupas vermelhas para apressar o processo de cura. Os ingleses usavam lenços vermelhos no pescoço para afastar os espíritos que causavam o resfriado. Em muitos países da Europa em especial a França, essa cor foi e ainda é, um marco de poder e beleza na alta sociedade. Essa ideia foi transmitida a todo o mundo e hoje se mantem como uma forma expressiva de poder.

Atualmente os tons e texturas dessa fabulosa cor, tem causado um verdadeiro frenesi no mundo fashion da decoração. A exuberância do vermelho já foi, e ainda é, simbolo de nobreza traduzido em belos trajes e suntuosas jóias; e tem sido um marco de personalidade em forma de peças decorativas que elegem um bom gosto ímpar as mais variadas formas de decoração. Quando a decoração parecia ter perdido a pigmentação e tudo o que se via era a valorização do branco pelo branco, grandes designers e sofisticadas grifes especialidades em decoração de todo o mundo, fizeram ressurgir como uma Fênix a exuberância do vermelho.

Hoje em dia seu uso tornou-se um item indispensável em todos os ambientes. As atuais tendencias da decoração vem transmitindo através do vermelho, inúmeras obras de arte em forma de pinturas, texturas, tecidos e acessórios absolutamente incríveis. O uso dessa cor  pode ser transmitido a todos os ambientes da casa, desde que usado de maneira controlada para que o ambiente não  se torne cansativo. A cor confere calor e aconchego a qualquer ambiente, e em alguns casos, insinua romance e sensualidade. Perca seu medo e transforme seus ambientes com o arrojo e a elegância clássica conferida a ela.

Ousar na beleza dessa cor, é antes de tudo um sopro de liberdade, um gesto único e simbólico de "arrojo" na medida certa. Liberte-se dos mitos que rodeiam a cor vermelha e siga em frente, rumo ao novo, rumo ao fashion.  Vencido o medo de utilizar essa cor, vamos à algumas dicas de uso para causar uma verdadeira "explosão" de energias positivas em seus ambientes.

1 - No banheiro e Lavabos:
Pode-se utilizar a cor em paredes em forma de texturas, tecidos de parede ou pastilhas.Há ainda os sofisticados lavatórios e bacias super luxo que levam essa cor.



2 - Cozinha:
Cadeiras revestidas nessa cor ou a utilização de ladrilhos hidráulicos personalizados tem sido a grande investida dos decoradores para esse ambiente.




3 - Sala de jantar:
Paredes na cor vermelho com quadros variados conferem elegância e uma dica é o uso do couro na cor preta para as cadeiras assim como na moldura dos quadros.





4 - Escadas ou Halls:
O uso de papéis ou tecidos de paredes na cor, aliados a espelhos ou pinturas em vidro são uma ótima dica para esses ambientes. Usar piso ou acessórios em cor de madeira natural completam essa dica.




5 - Adesivos:
O grande hit da decoração atual são os adesivos decorativos, os de cor vermelha além de elegantes são uma forma mais discreta de utilização dessa cor. As formas e tamanhos são variados, assim como os ambientes em que se pode usá-los.





6 - Sala estar:
Pode-se utilizar o vermelho em paredes ou para revestir sofás, cheises ou poltronas.Quando utilizado em paredes recomenda-se para esse ambiente o uso do branco ou tons pastéis nos outros itens do ambiente para amenizar o impacto e suavizar sua sala.




Gostaram?

By David Justi