David Justi

Seja Bem Vindo...

terça-feira, 7 de abril de 2015

Minimalista ou Moderna? Qual decoração prefere?


Decoração Minimalista onde livra-se do excesso e viva apenas com o essencial – é este o lema da decoração de interiores minimalista. Aqui reina uma decoração cuidada e funcional onde cada detalhe é pensado de forma a trazer um verdadeiro equilíbrio para dentro de casa.
Na decoração de interiores minimalista, a organização é fundamental e cada objeto tem o seu lugar, devendo ser guardado quando não está a ser utilizado.

A própria arquitetura do espaço deve contribuir para este estilo, aproveitando ao máximo os recursos de luz natural da casa. Numa casa minimalista os espaços devem ser claros para engrandecer o espaço e para isso, a pallet de cores também irá contribuir: com predominância de branco, poderá fazer jogos de cor com tons como preto e cinzento, incluindo também alguns apontamentos de tons neutros em doses bem medidas.
O espaço deve ser o elemento dominante neste tipo de decoração de interiores por isso, o mobiliário deve ser clean, de linhas retas em tons neutros e com o mínimo de acessórios possível. Também as cortinas e tapetes passam para segundo plano, optando-se muitas vezes por persianas lisas no mesmo tom da parede (ou num tom que crie um pequeno contraste) e tapetes pontuais em locais estratégicos que possam também criar harmonia cromática no espaço. E claro, os objetos de decoração devem também ser pontuais, sendo aplicados pensando sempre que não devem encher o espaço mas sim complementá-lo – são eles que na maioria das vezes poderão trazer os apontamentos de cor, incluindo uma moldura na parede, um relógio, um livro sobre a mesa, uma jarra.

Na Contemporânea e Moderna, se adora ambientes práticos, simples e clean, então deverá optar pelo estilo contemporâneo ou moderno – pois apesar de similares, estes dois estilos de decoração de interiores não são a mesma coisa.
O estilo moderno surgiu com movimentos como a Bauhaus ou o Design Escandinavo do início do século XX que trouxeram a simplicidade e a função para as casas, sendo mais restrito em termos de regras do que o estilo contemporâneo. A decoração de interiores contemporânea surgiu um pouco mais tarde, nos anos 70, e apesar de ter algumas influências do estilo moderno, incorporou também outros estilos que o tornaram menos rígido.
Na decoração de interiores moderna são valorizados materiais novos, linhas fortes e mobiliário minimalista. O branco e os tons claros são as cores de eleição, sendo que as texturas e as expressões artísticas são deixadas para segundo plano. Aqui reina a funcionalidade. Já a decoração de interiores contemporânea é mais despojada e adora cor, apontamentos de arte e linhas suaves.

Em ambos os casos, deverá sempre optar por mobiliário de linhas retas, sem ornamentos ou formas complicadas e poucos objetos decorativos – aqui o importante é ter peças com qualidade que se destaquem. Tanto a iluminação natural como a artificial são também um fator chave neste tipo de decoração de interiores: janelas, claraboias e candeeiros passam assim a ter um grande protagonismo em casa.
As cores base são neutras, entre o castanho, o cinzento, o azul-escuro, o preto e o branco e se optar por um estilo mais contemporâneo, complemente-as com um toque de cores mais vibrantes como o vermelho, o laranja ou verde.

Estilos distintos e igualmente elegantes, qual o seu? Não se identificou, tudo bem. Existem outros estilos, tão lindos e ricos como estes.