David Justi

Seja Bem Vindo...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Arte de Redecorar!!

Boa tarde amigos!!

Decorar ou até mesmo redecorar um ambiente pequeno é sempre recheado de dúvidas, inseguranças e um pouco de receio. Eu sempre falo que a decoração vem de dentro pra fora, e é a forma mais simples de exteriorizar nossos sonhos, planos e emoções. Em muitos casos, nem é preciso fazer alto investimento, pois uma simples alteração na disposição dos móveis já causa o efeito esperado, surgindo um novo ambiente e alterando as energias de determinado cômodo. Nessa aposta vale tudo! Ler artigos sobre o assunto e revistas de customização, pode ajudar a definir uma linha e segui-la sem medo! 
Para ajudar vocês nessa missão “super” possível, seguem algumas dicas fáceis que pode ser posta em prática hoje mesmo. 












Vamos tentar?

1º Disposição dos móveis: Evite mobiliários próximos às portas das divisões e nas áreas de passagem, pois reduzem ainda mais o espaço. Invista em mobílias pequenas (pufes, cadeiras sem braços, mesas baixas) para aperfeiçoar o espaço e “abrir” o ambiente. Objetos decorativos altos devem ficar próximos as paredes para dar amplitude ao ambiente e sempre em pequenas quantidades. A regra: POUCOS OBJETOS ALTOS NO LUGAR DE MUITOS OBJETOS PEQUENOS são fundamentais porque é a ‘quantidade’ que dá o efeito de desarrumado ao ambiente. Para móveis estofados, prefira lisos em tons neutros para uniformizar o espaço.

2º Iluminação: A luz natural produz um efeito surpreendente dentro de um espaço pequeno, deixando-o visivelmente maior. Evite pendurar cortinas ou utilize uma de tecido simples, rolo e em tons claros. Se tiver uma parede decorativa, ganhará mais espaço se recortá-la deixando um espaço da parede à mostra. Espelhos são ótimos recursos para ampliar o ambiente e pode ser utilizado pendurado ou pousado no chão, fazendo, inclusive, a divisão de ambientes.

3º Dormitórios: Em um quarto infantil, invista em camas baús ou camas 2 em 1, onde uma das camas ficará camuflada como uma gaveta. Invista em prateleiras para organizar objetos, e painel para a televisão. Em quartos de dormir, troque as cabeceiras de cama por prateleiras fixadas no mesmo nível da cama. Camas com arrumação sob o colchão, sofás-cama e bancos revelam espaço para arrumação extra. A regra para iluminação é a mesma já citada. Elimine todos os objetos que não tenham utilidade, escolhendo apenas o que tem lugar certo, lembrando-se que “organização é sinônimo de amplitude”.

4º Corredores: Embora seja um espaço de passagem, pode ser decorados eficientemente, utilizando armários funcionais estreitos ou exibir sua biblioteca. Caso prefira mantê-lo vazio, pinte com riscos horizontais para alongar o corredor.

5º Cozinha: Escolha uma mesa que pode ser afixada à parede e aberta somente nas refeições. Bancos altos e empilháveis, e barras de aço inox para organizar os utensílios, faz todo o diferencial no ambiente. A decoração desse espaço tem que ser minuciosa para não errar e nem sobrecarregar o ambiente. Tudo o que for funcional é bem vindo nesse espaço. Móveis planejados e suspensos, assim como bancadas, também são super válidos. A arte de embutir eletrodomésticos, prateleiras ou armários, cria um efeito visual interessante sem roubar um espaço extra.

6º Sala: Utilize na decoração cores neutras e claras, pois conforme dito anteriormente, esses tons ampliam o espaço, deixando-o elegante e confortável. Um chão visível também faz o mesmo efeito, mas nada impede que você use um tapete em um único espaço da sala, deixando sempre alguma parte do chão à mostra. Opte por móveis de canto e estreitos, no lugar das mesas de centro, deixando o centro livre para o veículo das pessoas na sala, e que pode ser usado como aparadores de livros e objetos decorativos. Materiais transparentes permitem a passagem da luz, por isso um tampo de vidro para esses móveis farão muita diferença.

Qualquer dúvida ou sugestão de pauta, o e-mail do Ateliê D é ateliê.d@hotmail.com .


David Justi