David Justi

Seja Bem Vindo...

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Porcelanato Liquido, Impressionante!


Os pisos monolíticos tanto o epóxi como poliuretano conhecidos como porcelanato líquido são aplicados através de resinas em estado líquido, assim, podem ser nomeados também de auto-nivelantes, podendo ser mono, ou bi-componentes de bases: epóxi, poliuretano (PU), acrílica, micro-cimento entre outras.
Atualmente as resinas mais utilizadas para estas aplicações são a resina epoxi e poliuretânica, nas quais são aplicadas sobre a superfície do piso e após seu periodo de secagem (cura), ganham seu estado final formando uma única camada “Piso Monolítico”. Como fazer porcelanato líquido?

Para aplicação das resinas sobre o piso deve se levar em consideração alguns fatores:
1 – Preparação da superfície:
A Preparação da superfície é de extrema importância para se obter um bom resultado final, a superfície a ser revestida deve estar isenta de gorduras (óleos), partículas soltas, umidade, entre outros.

2 – Ferramentas Necessárias para porcelanato líquido:
Boas ferramentas proporcionam bons resultados, Confira abaixo as ferramentas.
01-Rolo Fura Bolhas (Quebra Bolhas), 02-Sapato de Prego (Sandálias de prego), 03-Rolos e Suportes Especiais (Garfo de Pintura), 04-Hastes para Mistura (Misturadores), 04-Rodos Dentados, 06-Rodos Niveladores, 07-Carrinho para Transporte, 08-Espátulas Dentadas, 09-Bases Para Elevação, 10-Desempenadeiras, 11-Equipamentos de Proteção.

3 – Aplicação do porcelanato líquido, Resina Epoxi ou Poliuretano:
É imprescindível utilizar resinas de boa qualidade, atualmente existem no mercado algumas marcas de qualidade, verificar com o fabricante as instruções de uso e recomendações para aplicação, verifique a relação ideal no caso de produtos bi-componentes que podem variar dependendo do material e fornecedor. Verifique também o tempo de gel, ou seja quanto tempo é possível esperar sem perder o material já misturado.

4 – Como Misturar Resinas base Epoxi e Poliuretano?
Para produtos bi-componente, a mistura pode ser um diferencial, pois misturas muito turbulentas geram bolhas de ar no material, misturas deficientes podem ser pouco eficientes apresentando pontos sem mistura, recomenda-se aproximadamente 2 minutos de mistura utilizando misturadores Dupol acopláveis em furadeira ideais para se obter bons resultados, a escolha do recipiente é também outro fator que deve-se levar em conta, pois recipientes quadrados ou com fundos perfilados podem acumular material sem misturar resultando em cicatrizes na superfície.


Onde começar?
A logística na hora da aplicação também é outro ponto importante, pois devemos observar onde é o início e o final da aplicação, para evitar problemas de deslocamento. Deve usar os sapatos de pregos e bases de elevação que permitem o profissional caminhar sobre o piso ainda em estado líquido, sem marcar a superfície.